Carregando...
12 de janeiro de 2025

Operação Mistake da Polícia Civil combate fraude digital em 5 estados

Presidente Prudente
06/11/2024 23:48
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

A Polícia Civil de Presidente Prudente deflagrou, nesta quarta-feira (06/11) a Operação “Mistake” para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes digitais. A ação, coordenada pela DIG ( Delegacia de Investigações Gerais), mobilizou equipes em cinco estados brasileiros: São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Goiás.

A operação foi motivada após uma empresa de Presidente Prudente denunciar o clonagem de seu site, utilizada para induzir consumidores ao erro e desviar valores. As vítimas acreditavam estar adquirindo produtos legítimos da empresa, mas nunca recebiam os itens, prejudicando tanto os consumidores quanto a credibilidade da marca.

Ao longo de meses de investigações, os agentes identificaram um sofisticado esquema operado pelo grupo criminoso. Eles clonavam páginas de empresas conhecidas, replicando visualmente os sites originais e alterando pequenos detalhes no endereço eletrônico. Atraíam consumidores com promoções falsas patrocinadas em redes sociais. Ao efetuar o pagamento, geralmente via Pix, os valores eram transferidos para contas de “laranjas” e rapidamente desviados, dificultando o rastreamento e configurando lavagem de dinheiro.

Com mandados judiciais em mãos, a Polícia Civil realizou 27 buscas e apreensões em Araras, Rio Claro, São Paulo, Peruíbe e Santo André, em São Paulo, e também em Salvador (Bahia), Ceres (Goiás), Joinville (Santa Catarina), Ananindeua e Belém (Pará). Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos que auxiliarão na análise e detalhamento do esquema.

Polícia apreendeu equipamentos com acusados dos crimes - Colab./Polícia Civil
Polícia apreendeu equipamentos com acusados dos crimes – Colab./Polícia Civil

Até o momento, 12 pessoas foram presas preventivamente, enquanto outras oito foram declaradas foragidas. A polícia ainda indiciou 27 indivíduos e bloqueou dezenas de contas bancárias associadas ao esquema. As investigações continuam em andamento, e todos os envolvidos estão à disposição da Justiça. A operação “Mistake” reforça o combate a fraudes digitais, um crime cada vez mais recorrente que utiliza a confiança dos consumidores em marcas estabelecidas como estratégia para capturar vítimas.

Leia também Justiça fecha despachante suspeito de adulterar documentos no Detran



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.