Carregando...
12 de janeiro de 2025

Polícia intercepta avião com 400 kg de cocaína e dupla é presa em operação conjunta

Regional
16/12/2024 21:38
Redacao
Continua após a publicidade...

Na tarde desta segunda-feira (16/12), uma operação conjunta entre as polícias militares de São Paulo e do Mato Grosso Sul, juntamente com a Polícia Federal, resultou na interceptação de uma aeronave carregada com 400 quilos de cocaína. A ação contou com apoio do helicóptero Águia, que interceptou o avião, obrigando o piloto a pousar no aeroclube de Penápolis, no interior de São Paulo. A aeronave foi abordada no momento em que tentava uma manobra de fuga. Dois tripulantes foram presos no local.

Segundo a Polícia Militar, o monomotor havia decolado de Aquidauana (MS), com destino desconhecido. Assim que o helicóptero Águia identificou a aeronave na área rural de Penápolis, iniciou a aproximação para a abordagem. Percebendo a presença policial, o piloto tentou manobrar o avião e decolar novamente, mas foi rapidamente impedido pelos militares.

Na vistoria, os agentes localizaram 400 tijolos de cocaína, que totalizaram 435,86 quilos da droga. A ocorrência foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Araçatuba, onde a droga foi contabilizada. A aeronave também foi apreendida e ficará à disposição da Justiça para as investigações.

O piloto, que não possui antecedentes criminais, e o copiloto, que já tem passagens por tráfico de drogas e pendências relacionadas a pensão alimentícia, foram detidos e permanecem à disposição da Justiça.

Fuga de comparsa

Além da aeronave, um carro foi encontrado próximo ao aeroclube, em uma aparente tentativa de transbordo da droga. Segundo a polícia, o motorista do veículo fugiu do local ao perceber a chegada dos agentes. A polícia continua as buscas para localizar o responsável pelo automóvel, que também foi apreendido.

A ação rápida e coordenada foi elogiada pelas autoridades envolvidas. “O trabalho integrado entre as forças de segurança foi essencial para o sucesso da operação e para impedir que essa grande quantidade de entorpecentes chegasse ao destino final”, afirmou um dos policiais presentes na operação.

A operação também evidencia o aumento do uso de aeronaves no tráfico de drogas entre estados, o que exige atenção redobrada e ações conjuntas das forças policiais. Com a apreensão desta segunda-feira, as investigações devem continuar para identificar a origem exata da droga, os financiadores do transporte e o destino final do entorpecente.

A população pode colaborar com informações sobre crimes através do Disque Denúncia de forma anônima, pelo 190 ou 147. O combate ao tráfico de drogas continua sendo uma das principais frentes de atuação das polícias no país.

Leia também Rizzo anuncia novidade em retorno das operações do estacionamento rotativo



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.