Carregando...
24 de janeiro de 2025

Prefeitura anuncia arrastão contra a dengue no Cecap, Cohab, Santa Paula e São Gabriel

Saúde
24/01/2025 07:00
Redacao
Continua após a publicidade...

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, em parceria com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), e estadual, segue com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. No próximo sábado (25/01), será realizado mais um arrastão de limpeza na Área 2 da cidade, que compreende os bairros nos bairros Cecap, Cohab, Santa Paula e São Gabriel. Nos últimos dias, essa região também passou por nebulização, reforçando o combate ao mosquito.

Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela VEM, 1.631 pessoas aguardam o resultado do exame, 164 casos foram confirmados e uma morte foi registrada. A Área 2 apresenta um elevado índice de focos do mosquito e um grande número de notificações da doença, o que justifica a continuidade das ações no local. “A luta contra o mosquito é constante, mas cada morador precisa fazer a sua parte, verificando possíveis focos de água parada em seus quintais”, destacou a secretária Débora Tiezzi.

Retirada de criadouros

Na última semana, durante o arrastão realizado nos bairros Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás II, foram retirados 30 caminhões de lixo, compostos por pequenos objetos como baldes e pneus, que podem se tornar criadouros para o Aedes aegypti. Esses mesmos bairros estão recebendo nebulização desde terça-feira (21/01), em parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A nebulização começou nesta quinta-feira (23/01) e a orientação é não ficar nos quintais das residências. “É essencial que as portas e janelas das casas permaneçam abertas, que as roupas sejam recolhidas do varal, e que alimentos e recipientes dos animais estejam cobertos. Pessoas alérgicas devem ficar em um quarto fechado por uma hora, e os animais de estimação precisam ser mantidos dentro de casa. Recomendamos também que os moradores não permaneçam nas áreas externas durante a passagem do veículo”, explicou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco.

Leia também Escolas prudentinas passam por limpeza, instalação de ar-condicionado e dedetização



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.