Cohab vai ter Pronto Atendimento de apoio para tratar dengue a partir do dia 24

A partir da próxima segunda-feira (24/2) o PA (Pronto Atendimento) da Cohab de Presidente Prudente passa a atender pacientes com dengue tipo B, cujos sintomas são mais graves do que os do tipo A. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com foco em casos que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa. A ação faz parte das medidas para combater a alta nos casos de dengue na cidade, que já ultrapassaram 1,4 mil confirmações.
O “Apoio Dengue” vai oferecer atendimento médico, medicação, hidratação e orientações sobre o desenvolvimento da doença, além de encaminhar pacientes para acompanhamento especializado. No entanto, os atendimentos no local ocorrerão mediante encaminhamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ou seja, para quem estiver com sintomas, o primeiro passo é procurar a UBS mais próxima, onde será atendido e passará por triagem.
Já os casos mais graves, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos ou confusão mental, devem procurar atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Segundo a secretária de Saúde, Débora Tiezzi, a iniciativa busca desafogar as UPAs e oferecer um atendimento mais humanizado. “Estamos criando esse espaço para garantir um atendimento ágil e especializado, proporcionando o tratamento necessário para os pacientes com dengue tipo B, sem sobrecarregar as UPAs”, explicou a secretária.
Rede ampliada
Ela informou ainda que, caso o cenário epidemiológico do município se agrave, existe a possibilidade de ampliar a rede de atendimento exclusivo a pacientes com sintomas da doença, a exemplo do que ocorreu na última epidemia, em 2023. Até o momento, Presidente Prudente registra 1.437 casos confirmados, 7.243 notificações, três óbitos confirmados e quatro mortes sob investigação. Na última terça-feira (18/2) foi confirmada a morte de um homem de 74 anos, que morreu no dia 31 de janeiro.
“É fundamental que a população siga as orientações médicas e procure o serviço adequado de acordo com a gravidade do quadro. Dessa forma, garantimos que todos recebam o cuidado necessário no tempo certo”, completou a secretária.

Desde o início do ano, a cidade recebe um intenso trabalho de zeladoria, incluindo a roçagem de mato e a limpeza de diversos bairros, com a remoção de mais de 300 caminhões de entulho. Além dos mutirões de limpeza, também é realizada a nebulização ambiental para combater o mosquito transmissor da dengue. Nesta semana os bairros: Vila Real, Shiraiwa, Jardim Tropical, Jardim Itaipu, Jardim Novo Bongiovani e Jardim Carandá recebem o fumacê.
A prefeitura também orienta a população a manter os quintais limpos, eliminando possíveis recipientes que podem acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Leia também Prefeitura e Polícia Ambiental se únem em operação contra a dengue
Tags:
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.