Carregando...
01 de abril de 2025

Feriado de Carnaval registra quase 800 casos de dengue e total chega a 3.846

Saúde
06/03/2025 21:13
Redacao
Continua após a publicidade...

Os casos de dengue em Presidente Prudente continuam a crescer. Durante o feriado de Carnaval, quase 800 novos casos foram confirmados, sendo que  mais de 500 pessoas foram atendidas no plantão do “Apoio Dengue” na segunda (3/3) e terça-feira (4/03). Na quarta (5/3) os atendimentos saíram da escala de plantão, mas as ações de combate continuam.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou, na última quarta-feira, que já são 3.846 casos confirmados, com 794 novos registros desde sábado. O número de notificações subiu para 10.475, além de três mortes confirmadas, duas descartadas e oito ainda em investigação.

Durante o plantão de carnaval, o “Apoio Dengue” atendeu 529 pessoas em dois dias. Na quarta-feira os atendimentos retornaram ao normal, com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) sendo as primeiras portas de entrada para pessoas com sintomas da doença, enquanto o “Apoio Dengue”, que fica na unidade saúde da Cohab, volta a ser destinado a pacientes encaminhados pelos médicos.

Casos específicos

“Durante o Carnaval, o Apoio Dengue funcionou em regime de plantão, com um número expressivo de atendimentos. Agora, é importante lembrar que esse serviço é exclusivo para pacientes encaminhados, pois ele trata os casos que precisam de hidratação com soro e um acompanhamento mais prolongado”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Débora Tiezzi.

O Apoio Dengue iniciou suas atividades no dia 24 de fevereiro, e já no dia seguinte ampliou o atendimento. Em apenas oito dias, 1.803 pessoas foram atendidas. É importante destacar que sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço, vômitos e manchas vermelhas na pele são considerados sinais comuns da dengue.

No entanto, dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes e sangramentos são acusações de que a doença pode estar evoluindo para um estágio mais grave, exigindo atenção médica imediata.  Desde janeiro, as ações de combate à dengue têm sido contínuas em Presidente Prudente.

Diversos bairros já foram atendidos com arrastões de limpeza, incluindo Cecap, Cohab, Santa Paula, São Gabriel, Mário Amato, Jardim Prudentino, Jardim Novo Prudentino, entre outros, totalizando quase 7 mil imóveis vistoriados.

Bairros como Monte Alto, Parque Cedral, Jardim Jequitibás II, Itapura I, Vila Furquim, Parque Furquim e Ana Jacinta também receberam nebulização ambiental, abrangendo 949 imóveis. Além disso, foram realizadas 134 ações educativas sobre o combate à dengue, 143 notificações foram emitidas e 24 multas estão em fase de tramitação.

Unidade de saúde que vai receber pacientes com dengue - Colab./ Ass. de Imprensa
Unidade de saúde que recebe pacientes com dengue – Colab./ Ass. de Imprensa

Problema de todos

A Secretaria Municipal da Saúde alerta que o combate à dengue é responsabilidade de todos, e cada um pode contribuir com ações simples em casa e no trabalho. Veja como você pode ajudar:

Bebedouros de animais: Devem ser limpos regularmente com bucha, água e sabão para evitar a proliferação de larvas do mosquito.

Plantas: Evite usar pratinhos sob os vasos. Para plantas que precisam ficar na água, certifique-se de que o recipiente esteja completamente vedado, sem espaço para os mosquitos.

Brinquedos, garrafas e pneus: Não deixe espalhados pelo quintal. As garrafas de bebidas e pneus velhos devem ser guardadas em locais fechados para evitar o acúmulo de água.

Baldes e bacias: Nunca deixe esses recipientes expostos à chuva. Mantenha-os sempre cobertos e é importante lavar com bucha, água e sabão com frequência.

Ralos: Certifique-se de que estão bem vedados e, se necessário, despeje água sanitária para prevenir a presença do mosquito.

Vasos sanitários com pouco uso: Coloque água sanitária nos vasos sanitários que são pouco utilizados para evitar que se tornem focos de reprodução do Aedes aegypti.

Calhas: Limpe regularmente para evitar o acúmulo de folhas, galhos ou sujeira, que podem impedir o escoamento da água e criar pontos de acúmulo, onde o mosquito pode se reproduzir.

“Além das ações realizadas nas quintas de casas e residências, cada pessoa pode contribuir com a limpeza da cidade, evitando o descarte irregular de lixo. O descarte correto é fundamental para manter nossa cidade mais limpa, segura e protegida de doenças como a dengue”, finaliza a secretária.

Leia também Prudenco nomeia Mateus Godói como presidente e Jorge Guazi diretor técnico

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.