Prudente tem 5º óbito por dengue e UPA ganha espaço para hidratação de pacientes

A Secretaria Municipal da Saúde de Presidente Prudente confirmou, nesta sexta-feira (14/3), o 5º óbito pela doença na cidade. A vítima é homem de 29 anos, com falecimento registrado em 10 de março. Não foram divulgados outros dados sobre o paciente. O boletim atualizado pela Saúde, divulgado na quinta-feira (13/3) mostra que há 5.944 casos confirmados para a dengue, além de 12.563 notificações.
O aumento exponencial de casos da doença motivou a secretaria a inaugurar um espaço de hidratação endovenosa na UPA (Unidade de Pronto Atendimetno) da zona Norte, com capacidade para 50 cadeiras. A inauguração foi nesta sexta-feira, com o objetivo de desafogar os atendimentos na unidade. No primeiro dia, das primeiras horas até o fim da tarde, 88 novos pacientes foram assistidos.
A secretária da pasta, Débora Tiezzi, a secretária-adjunta, Adriana Vitório, o supervisor médico da secretaria da Saúde, Marcelo Cayres, e a equipe técnica da UPA acompanharam os primeiros atendimentos. O espaço foi revitalizado para receber os pacientes, com nova pintura, adaptação do espaço com pia, cadeiras e ventiladores.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais agilidade às consultas e desafogar os atendimentos, considerando que cada procedimento de hidratação leva aproximadamente 3 horas, em média.
Classificação nos atendimentos
Cabe ressaltar que os atendimentos nas UPAs são destinados aos casos de maior gravidade, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos e confusão mental.
O Centro de Apoio à Dengue, instalado no Cohabão, segue ativo para atender pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Já os pacientes com dengue tipo A, que apresentam sintomas mais leves, continuam sendo atendidos nos postos de saúde.
Neste sábado (15/03), a Prefeitura de Prudente vai fazer mais um arrastão contra a dengue, a partir das 8h. Desta vez, os bairros contemplados serão os da zona Norte: Jardim Humberto Salvador, Conjunto Habitacional Augusto de Paula, Residencial Monte Rey e Parque Watal Ishibashi.

Leia também 1ª fase do Gepac/Gepai 2025 supera arrecadação de 2024 e chega a R$ 4 milhões
Se inscreva em nosso canal do Youtube: Agora no Interior
Tags:
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.