Secretaria distribui 24 mil testes rápidos para detectar dengue a partir de quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente deu início à distribuição dos 24 mil testes rápidos para detecção da dengue entre as 27 unidades de saúde do município, entre UBSs e ESFs. Nesta quinta-feira, (13/2), as unidades já estarão aptas para realizarem as testagem. De acordo com a secretária da pasta, Débora Tiezzi, os testes são indicados para sintomáticos do Grupo A.
Conforme a secretária, que também é médica da rede municipal, os testes podem ser realizados por pessoas que estejam entre o 1º e o 5º dia de sintomas da dengue clássica, de 02 e 65 anos. Débora explicou que os 24 mil testes enviados pela Secretaria de Estado da Saúde vão auxiliar na assistência e acompanhamento aos pacientes, podendo até prevenir a evolução de agravantes, como dengues do tipo B, por exemplo.
A secretária Débora apontou ainda que, mesmo que o resultado do teste rápido dê negativo, o paciente deve continuar sendo acompanhado. Ela ressalta que o teste rápido não substituiu a sorologia, exame de sangue que vai confirmar o diagnóstico, positivo ou negativo, para a dengue.
“Os pacientes acompanhados nas UBSs e ESFs, com suspeita de dengue, precisam fazer a sorologia no sétimo dia, conforme a orientação que recebem das unidades de referência. É esse exame que confirma se ele teve ou não a dengue. Pelo resultado da sorologia, também podemos analisar as áreas mais afetadas da cidade, planejar as ações e estratégias”, explicou.
Em Prudente, a coleta da sorologia é efetuada com dia e horário agendados, com dois locais para realização: UBS da Cohab e Centro Médico de Especialidades.
Reunião com MP
Nesta terça-feira (11/02), na sede do Ministério Público, um encontro para o enfrentamento à dengue reuniu os principais órgãos públicos de Presidente Prudente. A prefeitura foi representada pelo vice-prefeito, José Osanam, a secretária Municipal de Saúde, Débora Tiezzi, foi representtda pela supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Elaine Bertacco, além de servidores da saúde.
O Ministério Público foi representado pela promotora de Justiça, Vanessa Zorzan. Também estiveram presentes representantes do DRS 11 (Departamento Regional de Saúde da 11ª Região), vereadores da 19ª Legislatura, da Defesa Civil Municipal, das UPAs, do Tiro de Guerra, da Prudenco, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê de Combate à Dengue.

Os presentes expuseram as ações que têm realizado para combater e prevenir o avanço do Aedes aegypti. Também ficou acordado que o município apresentará, em 15 dias, um plano com as estratégias que têm realizado.
Conforme a secretária da Sesau, Débora Tiezzi, o município tem se empenhado no combate à dengue, com diversas iniciativas já em andamento, que serão elencadas no plano, como uma força-tarefa de zeladoria, arrastões nos pontos mais críticos da cidade, capacitações para servidores, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde em frentes de trabalho e ações de nebulização em diversos pontos.
A secretária ressalta que o encontro foi bastante positivo, onde novas ideias foram expostas e todos puderam contribuir um pouco, considerando que a dengue é um problema que afeta a todos.
Leia também Comitê de Controle da Dengue e Seduc tratam sobre Projeto Agente Mirim na Escola
Tags:
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.