Carregando...
13 de janeiro de 2025

Projeto que tenta barrar concessão do Daem vai ser votado na sessão de 2ª

Política
17/05/2024 20:40
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

Como antecipado com exclusividade pelo Agora Interior, consta na pauta da Ordem do Dia da Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o projeto que quer revogar a lei que permite a concessão do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília). A matéria Projeto que revoga lei para concessão do Daem deve entrar na pauta de 2ª foi publicada na quarta-feira (15/05), após checagem da reportagem sobre conversas de bastidores no Legislativo.

A proposta é o 1º item da pauta da Ordem do Dia, a ser votado pelos parlamentares. Está havendo uma grande mobilização popular, para que o público participe da sessão, na segunda-feira. O Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília) está divulgando a sessão e convocando a população por meio de carro de som e panfletagem.

Reprodução do projeto que vai ser votado na segunda-feira - Colab./Ass. de Imprensa
Reprodução do projeto que vai ser votado na segunda-feira – Colab./Ass. de Imprensa

A presidente do Sindimmar, Vanilda Gonçalves de Lima, destaca que a entidade sindical vem lutando contra a concessão desde que foi aprovada a lei para esse fim. “Foram várias assembleias, reuniões e discussões para garantir os direitos dos servidores da autarquia. Além disso, também somos usuários do serviço e sabemos que uma privatização vai deixar a água mais cara para todos”, destacou.

A grande expectativa é sobre como vão se comportar os vereadores na votação dessa proposta. Na semana passada, os parlamentares derrubaram, por unanimidade, veto do prefeito a um projeto do vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), sobre a arrecadação com multas de trânsito. Aproveitando esse momento, o presidente do Legislativo incluiu na pauta a proposta de sua autoria para revogar a lei de concessão.

Questionado sobre o assunto em grupos de WhatsApp, Nascimento  apontou que, da mesma forma como a Câmara aprovou projeto do prefeito para a volta dos radares, o Legislativo pode revogar. “Quem aprova também revoga, não é essa a lógica”, respondeu a uma pessoa.

Votação dos vereadores

Nessa votação é possível que haja um comportamento diferenciado por parte dos demais parlamentares marilienses. O comportamento unânime não deve se repetir, por conta do comprometimento dos edis com o Executivo. Uma grande maioria deles, inclusive os de oposição, tem cargos na administração municipal ou em empresas terceirizadas que prestam serviço para o município.

É possível arriscar que o Agente Federal Júnior Féfin (União Brasil) e Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB) devem votar junto com Nascimento. Ainda assim, faltam quatro votos para maioria absoluta, que é o quórum necessário para esse tipo de projeto. A vereadora Vânia Ramos, que é do mesmo partido de Nascimento está sendo observada com atenção, porque ela tem votado com a administração, apesar de estar comprometida na possível chapa de vereadores do Republicanos.

Vereadores durante sessão da Câmara, em foto de cima das galerias - Carlos Teixeira/Agora no Interior
Vereadores durante sessão da Câmara, em foto de cima das galerias – Carlos Teixeira/Agora no Interior

O portal Agora Interior está iniciando a checagem sobre como deve votar cada um dos parlamentares nesse projeto. O resultado da prévia informal vai ser divulgado na segunda-feira, no período da tarde. Arrisquem seus palpites.

Leia também Noite dos Pioneiros é marcada por homenagens e incidentes com idosos



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.