Regras de Previdência mudam e exigem atenção de quem quer se aposentar
A Previdência Social tem novas regras para quem pretende se aposentar em 2024. Desde a reforma ocorrida em 2019, a cada novo ano o regime previdenciário sofre alterações, ampliando o tempo para quem pretende obter a aposentadoria. As informações foram passadas pela advogada e especialista em previdência, Letícia Vieira Mattos.
Ela participou do programa Agora Interior, exibido pela TV Mais – Canal 13 do Sistema Life Fibra e detalhou todos os processos exigidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para efetivar a aposentadoria. Segundo Letícia, a reforma ocorrida em 2019 trouxe uma série de mudanças que dificultam o trabalhador obter o benefício.
Apesar disso, é possível preencher os requisitos dentro do processo legal, conforme o caso de cada um. Como exemplo, Letícia destacou a pontuação exigida pelo governo, para conceder o benefício. “Você tem a questão do tempo de contribuição e a sua idade que, somadas, resultam numa pontuação, que viabiliza ou não a aposentadoria. Dessa forma, o trabalhador precisa observar esses detalhes para entrar com o pedido”, explicou.
A advogada falou também sobre o trabalho especial, no ambiente rural. “Antes da reforma, bastava o testemunho de uma pessoa que trabalhou com o segurado no campo, para viabilizar a concessão. Hoje, é preciso apresentar documentos que comprovem esse testemunho. E essa documentação pode ser um registro de nascimento, o documento escolar de um filho ou até mesmo a nota fiscal de compra de insumos, que comprovem o trabalho rural”, explicou.
Para saber mais sobre os processos de aposentadoria, assista a íntegra do programa no link Tudo o que você precisa saber para garantir a sua aposentadoria
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.