Santa Casa de Pompeia tem mudanças para ter maior controle interno e transparência
A Santa Casa de Pompeia vai ter maior controle interno, transparência e gestão sobre os processos administrativos. Isso é resultado de uma reestruturação profunda do modelo de governança, aprovada em agosto de 2024. A partir desta medida, a entidade vai ter mudanças importantes, sendo que o recém-criado Conselho de Administração é considerado um órgão-chave neste processo.
Segundo nota distribuída à imprensa pela gestão do hospital, a reestruturação foi um movimento estratégico para adequar o hospital às mudanças recentes na legislação do terceiro setor. O impacto principal das novidades será sentido na forma de um maior controle da gestão, com regras rigorosas de processos internos, transparência e prestação de contas.
Entendendo as mudanças
O Conselho de Administração é composto por 11 membros, sendo seis da Irmandade, quatro da comunidade e um representante dos funcionários. É ele quem nomeia a Diretoria Executiva – provedor, vice-provedor, primeiro e segundo tesoureiros, primeiro e segundo secretários – e supervisiona a gestão.
A nova estrutura mantém ainda o Conselho Fiscal como órgão que analisa todos os atos e processos de administração, reportando-se diretamente à Irmandade, colegiado soberano da Santa Casa. “O objetivo da reestruturação é aprimorar a governança da Santa Casa, privilegiando decisões coletivas em vez de individuais”, destaca Lélio Afonso Costa, presidente do Conselho de Administração.
Ele aponta ainda que, vai ser possível melhorar a qualidade das decisões estratégicas e mitigar riscos, mas também contribuir para o amadurecimento da gestão hospitalar. Em dezembro, o Conselho de Administração determinou à Diretoria Executiva a elaboração de código de conduta e ética, política de cargos e salários, política de benefícios e plano de compras e licitações. As propostas deverão ser submetidas ao Conselho, a quem cabe a aprovação final dos documentos.
Novo provedor
No dia 1º de janeiro, Edson Jorge Basílio tomou posse como provedor da Santa Casa. Ele assume no lugar de Alair Mendes Fragoso, nomeado pelo prefeito Diogo Ceschim como superintendente do DHS (Departamento de Higiene e Saúde).
Basílio já ocupou a Provedoria por dois mandatos e é um dos membros mais experientes e atuantes da Irmandade. “Nosso foco será garantir um atendimento humanizado e fraterno e fazer uma gestão que seja rigorosa no cumprimento da legalidade e dos processos de controle gerenciais internos”, declarou.
Leia também Centro Profissionalizante abre fase de inscrições para novos cursos em 2025
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.