Saúde de Marília vai ter novo secretário, mais técnico e profissional
A partir de quinta-feira (30/05) a Secretaria Municipal da Saúde de Marília vai ser um novo secretário municipal. O enfermeiro Marcelo Gallo Jorge Esteves, com amplo conhecimento na área, vai substituir Osvaldo Ferioli Pereira. Ferioli assumiu a secretaria de forma definitiva em 29 de maio de 2023, quando o então secretário, médico Sérgio Nechar, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal.
Segundo o Agora Interior apurou, Gallo assume a função com a missão de promover uma série de ações que visam melhorar o atendimento na saúde. Em reunião com o secretário Levi Gomes, na semana passada, Gallo recebeu a recomendação de promover ações que devem “destravar” gargalos na saúde municipal.
Servidora da saúde informou que espera medidas mais efetivas e assertivas em questões como o atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família). A questão da saúde mental também é outro segmento que deve receber atenção especial do novo titular da pasta.
Desde que deixou a função de interino para ser titular da pasta da Saúde, Ferioli vem sendo alvo de questionamentos e muitas críticas, nos mais diferentes setores da administração municipal. Entre secretários, ele era questionado por não dar andamento em assuntos cruciais e importantes, que geram desgaste ao governo municipal.
Currículo do secretário
Em pesquisa sobre o novo secretário, o Agora Interior apurou que Gallo é pós-graduado em pedagogia, tem licenciatura plena em enfermagem, pós-graduado em enfermagem médica, enfermagem e obstetrícia e técnico em laboratório de próteses odontológicas.
Gallo tem ainda uma grande atuação profissional, sendo docente da ETEC (Escola Técnica) Monsenhor Antônio Magliano, em Garça; mesma função que exerce na ETEC Antônio Devisate, em Marília. Foi coordenador da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Garça e respondeu pela coordenação do setor de enfermagem do HBU (Hospital Beneficente Unimar), entre 2006 e 2010. Gallo também atuou na Santa Casa de Misericórdia de Marília, promovendo uma série de melhorias no pronto atendimento, UTI Pediátrica e Centro Cirúrgico. Ele tem ainda dezenas de cursos e formações técnicas, nos mais diferentes segmentos da área da sáude.
Críticas no Legislativo
Na Câmara, por coincidência, na última sessão ordinária, ao menos dois vereadores apresentaram requerimentos, que foram aprovados, pedindo solução de problemas na área. Eduardo Nascimento (Republicanos), presidente do Legislativo, questionou o fechamento da UBS do bairro Jóquei Clube, que está há um ano sem funcionar. Os moradores precisam andar mais de 2km para ser atendido em outra unidade.
Já Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), cobrou providências no sentido de ampliar o número de médicos para atender crianças que estão enfrentando problemas respiratórios. “As pessoas procuram os postos, não encontram médicos e acabam superlotando o PA (Pronto Atendimento) da zona Sul e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte”, disse.
Leia também Inscrições para Oficina de Interpretação para Câmera vão até 7 de junho
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.