Slam do Gueto 2025: Um festival de cultura e resistência na zona Norte
A Zona Norte de Marília se prepara para ser o epicentro da cultura urbana e hip hop com a 1ª edição da temporada 2.5 do Slam do Gueto, intitulada Edição+ (Mais). Neste sábado (18/1), das 16h às 0h, o evento promete um dia repleto de intercâmbio cultural e atrações imperdíveis, com entrada gratuita, no Ponto de Cultura Paz pra Nós, conhecido como Póli do JK.
Com uma proposta inovadora, a Edição+ amplia o formato tradicional do Slam do Gueto, adicionando atividades que celebram os cinco elementos do Hip Hop, a literatura decolonial e a arte de rua. O evento é um convite para todos que desejam vivenciar a potência das manifestações culturais periféricas.
Programação completa
O evento começa às 17h com uma roda de conversa promovida pelo Coletivo Afroconfluência, composta por Viviane Ribeiro, Talini Sants, Tamiris Brito e Beatriz Duarte. O tema da discussão será “Hábitos de Leitura e Decolonialidade”, abordando como formar hábitos de leitura e introduzir a literatura decolonial no cotidiano. Livros que dialogam com a comunidade periférica e o público do Póli do JK serão apresentados.
Às 18h15, acontece a Batalha de Poesia Falada, o tradicional Slam do Gueto, com inscrições na hora e premiação para os três primeiros colocados. O vencedor garantirá uma vaga na final da temporada, que definirá quem representará Marília no Slam SP 2025. Além da competição, haverá um microfone aberto para quem quiser declamar poesia sem competir.
Diretamente de Assis, o Coletivo Azzmina traz a Batalha D’Azzmina, uma batalha de rima acompanhada pela DJ Onira. Esta batalha mista, que começa às 20h, contará com oito MCs que terão 45 segundos por rodada para se expressar sobre temas pré-definidos. Premiações serão entregues aos dois primeiros colocados, e Marte Lopes, integrante do coletivo Azzmina, apresentará seu trabalho com arte urbana.
Música e exposições
A partir das 19h30, começam os pocket shows musicais com artistas locais e regionais, incluindo Mabeco e o produtor Disfexo, Tia Lua, Kannavis com seu mais novo set e convidados, e Dri Lima, diretamente de Assis. Durante todo o evento, haverá intervenções e exposições de breaking com o B-boy Rony Henrique e outros dançarinos locais.
Evento vai contar também com exposições de graffiti organizadas pelo Distrito Urbano Graffiti Shop, que também realizará a Troca Folha. Obras literárias e artísticas de talentos locais e regionais serão expostas, garantindo um espaço para a literatura e a arte periféricas. O evento também vai ter um Espaço Infantil, o Cantinho da Tia Déia, que oferecerá atividades lúdicas especialmente preparadas para as crianças, proporcionando um ambiente inclusivo para todas as idades.
Encerramento e serviços
Para fechar com chave de ouro, às 22h30, o DJ Xandão, residente do Slam do Gueto, comandará a pista no Baile do Gueto, prometendo muita música e energia para encerrar as apresentações. O evento será realizado na rua Antônio Ribeiro dos Santos, 80, no Bairro J.K., Zona Norte de Marília, no Póli do JK. Com entrada gratuita, o evento convida não só a comunidade local e os amantes da cultura Hip Hop, mas toda a população mariliense e da região a prestigiar esse dia de celebração cultural.
“O evento é um momento especial para fortalecer nossos laços, criar memórias e celebrar a potência das manifestações culturais periféricas no Póli do Jota, um ponto de cultura reconhecido recentemente que tanto nos orgulha,” afirma Cacá Luís, coordenador do Slam do Gueto. Organizado pelo Slam do Gueto, o evento conta com o apoio do Paz Pra Nós, Coletivo Azzmina, Coletivo Afroconfluência e Distrito Urbano Graffiti Shop.
Leia também Câmara adere ao programa Trânsito Seguro, lançado após suspensão de radares
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.