Carregando...
12 de janeiro de 2025

Aparelhos inteligentes viram alternativa de presente para o Dia das Mães

Economia
07/05/2024 08:00
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

No próximo domingo é comemorado o Dia das Mães. A data, a segunda data mais importante do comércio, exige muito da criatividade das pessoas, para fazer a escolha do presente ideal. Em tempos de tecnologia, um item tem chamado a atenção do público, pela modernidade e autonomia que dá às pessoas: aparelhos com inteligência artificial.

Segundo o empresário Luiz Henrique Oliveira, de uma empresa de automação residencial de Araçatuba, as caixinhas de som inteligentes, com comando por voz, são a moda da vez. “Se a sua mãe faz o tipo esquecida, isso pode melhorar com um dispositivo desses, por exemplo. Nele, é possível programar alarmes apenas com a voz. E, caso ela queira ir além, pode vincular calendários ao aplicativo do smartphone e, assim, ser lembrada de compromissos com antecedência”, explica Oliveira.

O empresário ressalta que a maior vantagem de equipamentos dotados de IA é o controle de dispositivos. Sendo assim, uma função bastante usada é a possibilidade de controlar outros eletroeletrônicos. “Assim, é possível acender e apagar luzes por comandos de voz ou programar o seu funcionamento. A mãe também vai adorar saber que pode programar um horário para desligar a TV automaticamente e mandar todo mundo para a cama”, brincou.

Empresário Luís Henrique com as caixinhas inteligentes - Colab./Ass. de Imprensa
Empresário Luís Henrique com as caixinhas inteligentes – Colab./Ass. de Imprensa

Na cozinha e matando a saudade

Outra função interessante desses dispositivos é aplicada na cozinha. Eles permitem desde programar timers até ajudar com receitas, tirar dúvidas sobre o preparo de alimentos e mais. Além disso, é possível programar listas de compras e evitar que falte qualquer ingrediente na hora que ela mais precisar. “Você pode programar a cafeteira para preparar o café pela manhã, ajustar a temperatura do ambiente antes de chegar em casa ou até mesmo receber lembretes e informações úteis através da caixa de som inteligente”, comenta o especialista.

Os aparelhos inteligentes até diminuem a distância entre mães e filhos. Com as caixinhas de som inteligentes, eles podem se conectar por meio de chamadas telefônicas. “É uma solução que, muitas vezes, supera o uso do smartphone, uma vez que vocês não precisarão segurar nenhum aparelho para ouvir e serem ouvidos”, destacou.

Na mesma linha de raciocínio, alguns dispositivos mais modernos já contam com tela, o que os tornam úteis para assistir vídeos. Mas essa característica também pode ser usada em outras funções, como fazer videochamadas ou, ainda, serem usados para monitorar ambientes.

“Com a integração de câmeras de segurança e fechaduras inteligentes, é possível monitorar a casa remotamente e receber alertas em caso de atividades suspeitas, aumentando a segurança do ambiente”, detalha Oliveira.

Economia, modelos e preços

Para mães idosas, o especialista afirma que a configuração dos dispositivos conectados é simples e intuitiva, feita por meio de aplicativos ou diretamente pela caixa de som inteligente. Isso significa que a mamãe não precisa de conhecimentos técnicos avançados para começar a usar a automação em casa.

Ele também ressalta que a automação residencial pode contribuir para a economia de energia, pois você pode programar o funcionamento de dispositivos como iluminação e ar condicionado de acordo com horários específicos ou condições ambientais. A variedade de dispositivos disponível no mercado é grande, partindo desde modelos mais simples, apenas com caixa de som – ainda assim com som potente e vibrante –, com relógio, até com display Full HD de 15,6 polegadas e câmera integrada, que pode inclusive monitorar a casa. Os preços variam de R$ 280 a R$ 1,8 mil.

Leia também Crianças com síndrome respiratória estão sendo transferidas para região



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.