Carregando...
20 de maio de 2024

Público prestigia o 3º Encontro de Cultura e Arte promovido pelo Sindimmar

Marília
08/05/2024 09:00
Assessoria de Imprensa
Continua após a publicidade...

Grande público prestigiou as apresentações programadas para o 3º Encontro de Cultura e Arte, promovido pelo Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília), em parceria com a ASPMM (Associação do Servidor Público Municipal de Marília) e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo do evento foi valorizar os talentos e as habilidades artísticas dos servidores(as) e da população de uma forma geral. A Praça Maria Isabel, localizada ao lado da Matriz de São Bento, recebeu os artistas durante a feirinha que acontece todos os sábados. Foram realizadas apresentações canto, dança e declamação de poesias. O evento coincidiu com as comemorações do Dia do Trabalhador na Cultura.

Brinquedos e massoterapia

As pessoas que estiveram na praça tiveram a oportunidade de desfrutar de atividades de massoterapia, com a atuação do massoterapeuta professor Thiago Vollo. Foram distribuídas mais de 20 senhas e todos saíram literalmente “massageados” das atividades. As crianças também tiveram diversão garantida, com brinquedos infláveis e pula-pulas, além de algodão doce e pipoca, tudo de graça.

Crianças brincam no pula-pula, durante encontro - Foto/Conexão Marília
Crianças brincam no pula-pula, durante encontro – Foto/Conexão Marília

A abertura do evento contou com a apresentação do coral da Uapem (União dos Aposentados e Pensionistas de Marília). Formado em 1998, o grupo é formado por pessoas com idade acima dos 50 anos, com a proposta de oferecer um lugar visando a socialização, saúde física e mental.

Isso é feito por meio de atividades como bingos, festas, jogos, oficinas de memória, ginástica, computação, aulas de inglês, canto coral, viagens e outras atividades.  Os integrantes do Coral Uapem se apresentam em diversos lugares em Marília, como casas de repouso, clínicas, hospitais, shopping e outros eventos culturais.

Na sequência houve a apresentação da Banda Manifesto, que apresenta reperetório entre o punk rock, HC melódico e gêneros afins. Os músicos apresentaram músicas autorais e trabalhos covers de bandas como Ramones, Blind Pigs, CPM 22 e outras.

Poesias e danças

Encontro cultural e de arte teve espaço também para apresentação de poesias. Bruna Motta, que escreveu o livro “Várias faces de uma mesma solidão”, declamou uma poesia em que descreve a sua condição não binária de gênero.

A presidente do Sindimmar, Vanilda Gonçalves de Lima, também subiu ao palco, para declamar a poesia “O Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes. Vanilda aproveitou o momento para prestar uma homenagem a todos os trabalhadores, em razão do Dia do Trabalho.

Recepcionista do Sindimmar, Alexia Silva, durante apresentação - Foto/Conexão Marília
Recepcionista do Sindimmar, Alexia Silva, durante apresentação – Foto/Conexão Marília

O público teve a oportunidade de assistir também a várias apresentações de dança. A Trupe Tribaleerah,  coordenada e coreografada pela professora Sial Hayat, da escola de dança Pietra Lincah, apresentou estilos de fusão ousados e cheios de mistério. Sial Hayat é bailarina e iniciou seu aprofundamento pelo estilo tribal fusion de dança do ventre há 15 anos. Se especializou em danças como Popping Dance, Flamenco, Bollywood, Kathak, Danças ciganas e também no American Tribal Style, estudando com grandes nomes nacionais e internacionais.

A professora de dança Alexia Silva, que é recepcionista do SINDIMMAR, também fez uma apresentação solo. Dançarina desde os 12 anos, conheceu a dança pelo estilo street dance e hoje atua como professora na área de danças urbanas. Ela mostrou o K-Pop Dance Cover. K-Pop é uma abreviação de Korean Pop, um fenômeno cultural e musical que vem conquistando o mundo. Originário da Coreia do Sul, este estilo musical combina elementos de diversos gêneros, acompanhados de visuais estilizados e coreografias elaboradas.

As apresentações de K-Pop tiveram sequência com a participação do grupo iSmagic, formado pelo Studio Move Art Dança de Marília e que iniciou suas atividades em janeiro de 2024. O objetivo é apresentar e competir em eventos. Atualmente é formado por seis integrantes que levam a amizade e o companheirismo como base para levar boas energias em suas apresentações e para seu desenvolvimento.

Aprogramação contou ainda com a participação do grupo Karma, equipe de dança independente de K-pop dance cover. Em atividade desde outubro de 2023, o grupo tem em sua formação oito meninas. Elas trabalham juntas na criação de coreografias autorais, onde exploram suas ideias e criatividades. O grupo já participou de algumas apresentações dentro e fora de Marília.

Espaço para MPB

O 3º Encontro de Cultura e Arte contou ainda com apresentações de Bossa Nova, Jazz e MPB (Música Popular Brasileira). Os músicos Beto Cazo (Trombone), Renan Marcel (Piano) e Daloia (Sax e Trompete) animaram o público presente com um repertório eclético, com músicas que fizeram história.

Encerrando as apresentações, foi a vez da dupla Marisa Ribeiro e o servidor público Otávio Capriolli mostrar todo seu talento, com músicas animadas e dançantes. O maestro Otávio é um renomado músico, com habilidade em diversos instrumentos. Marisa Ribeiro é servidora pública municipal, mas tem a música como seu oxigênio. São amigos há praticamente 30 anos, mas juntos desenvolveram trabalhos somente a partir de 2019, tendo sido o Carnaval da Terceira Idade o último projeto juntos, em 2024.

Vanilda Gonçalves de Lima declama poesia, com apoio da diretora Maria Luiza - Foto/Wilza Mattos
Vanilda Gonçalves de Lima declama poesia, com apoio da diretora Maria Luiza – Foto/Wilza Mattos

No encerramento, Vanilda Gonçalves de Lima agradeceu a cada um dos artistas e voluntários que se apresentaram no evento e destacou que o objetivo, além de homenagear os trabalhadores, foi também incentivar e valorizar a cultura local. “A intenção é incentivar cada vez mais as pessoas, para que elas invistam no meio cultural, em suas mais diversas manifestações artísticas. Cultura e arte são produções históricas que humanizam e tocam a sua melhor parte, que são os sentimentos e as emoções”, destacou.

Vanilda também ressaltou que o Dia do Trabalho é um momento de reflexão, diante das perseguições sofridas pelos trabalhadores, principalmente os servidores municipais de Marilia. “Nossa intenção foi promover lazer, incentivar as atividades culturais e artísticas e, ao mesmo tempo, fazer uma reflexão sobre o nosso papel enquanto servidor do nosso município”, finalizou Vanilda.

Leia também Morador ameaça servidor ao ser questionado sobre lixo e entulho em área irregular



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.